FUNDADORA DO GELCO

Prof.ª Dr.ª Denize Elena Garcia da Silva (UnB)

Fundadora do Gelco


Graduada em Letras Português-Inglês pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1977), Mestra em Linguística pela Universidade de Brasília (1991) e Doutora em Linguística Hispânica pela Universidad Nacional Autonoma de Mexico (1996), a Prof.ª Dr.ª Denize Elena Garcia da Silva realizou estágio pós-Doutoral (2009), na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) e desenvolveu atividades de pesquisa junto ao Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC) de Portugal (2009).

É Pesquisadora Colaboradora Plena junto à Universidade de Brasília, com atividades didático-pedagógicas em Linguística e em Filologia Românica. Como atividades de extensão, tem organizado vários congressos nacionais e internacionais.

É fundadora do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste (GELCO) e Conselheira Honorária. Dedica-se à área da Linguística, com pesquisas voltadas para Análise de Discurso Crítica e Gramática Sistêmico-Funcional. Sua produção bibliográfica como pesquisadora envolve os seguintes temas: repetição na língua escrita; oralidade e letramento; discurso, identidade e ideologia; discurso, gramática e contexto social; pobreza e família no contexto brasileiro.

É a líder do Grupo Brasileiro de Estudos de Discurso, Pobreza e Identidades (CNPq). Como publicações, editadas pela Cânone Editorial, destacam-se seu livro: Percursos filológicos: nas trilhas das línguas românicas (2008), resultante de 12 anos dedicados à disciplina Filologia Românica, na UnB, bem como Língua, gramática e discurso, primeira coletânea que organizou com o selo do GELCO (2006). Como organizadora, em parceria com Maria Laura Pardo, lançou oficialmente em novembro de 2015 o primeiro livro bilingue (português e espanhol) em homenagem aos 20 anos da ALED.